Brasil revoga isenção de vistos de entrada para cinco países

Palácio do Itamaraty
Sede da chancelaria brasileira, o Palácio do Itamaraty/Arquivo
Compartilhe:

Pessoas que chegam agora dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão não têm mais passe livre

Em meados de fevereiro, foi ventilado que o governo Lula pretendia revogar a isenção de vistos para entrada de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

Entre os motivos estão o fato de que o “passe livre” não aumentou o fluxo turístico oriundo destes países no Brasil, e o outro a falta de reciprocidade, já que os mesmos países não aplicam isenção de visto a brasileiros.



O que estava em análise, agora, começará a valer. De acordo com a Folha de São Paulo, o Ministério de Relações Exteriores já está comunicando as representações desses países de que serão cobradas de seus cidadãos as mesmas regras determinadas para brasileiros.

A isenção de visto se aplicou aos que viajam ao Brasil para fins de turismo, negócios, trânsito e atividades artísticas e esportivas. Também se estendeu para pessoas “em situações excepcionais por interesse nacional”.


Apesar da medida, o fluxo de turismo não aumentou, por exemplo o vindo do Japão, quando na verdade houve um decréscimo de 4% entre 2018 e 2019, de 59 mil para 56 mil. Em 2022, foram 16,8 mil turistas.

A medida foi assinada pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), em março de 2019 às vésperas da viagem que faria para os Estados Unidos, para encontrar o então presidente, Donald Trump, conforme noticiado.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas