A prorrogação está no decreto, assinado pelo presidente Lula da Silva , e que foi publicado no Diário Oficial da União
Por Misto Brasília – DF
Foi ampliado até o dia 3 de maio o prazo de recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm). O prazo terminaria na próxima segunda-feira (03).
A prorrogação está no Decreto nº 11.455, assinado pelo presidente Lula da Silva (PT), e que foi publicado no Diário Oficial da União.
Em nota técnica, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) justificou que a prorrogação do prazo tem o propósito de assegurar “melhor adequação da Polícia Federal no cumprimento da atividade de recadastramento atribuída ao órgão policial”.
Durante audiência pública na Câmara dos Deputados ontem (28), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o processo tem sido tão bem sucedido que o número de armas recadastradas já é maior do que o de armas originalmente cadastradas nos sistemas oficiais.
Mantido pelo Exército, o Sigma é um sistema que registra armamentos em nome de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (ou CACs).
O Sinarm é outro sistema nacional de registro de armas de civis, mantido pela Polícia Federal (PF), que registra armas de empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte. O atual cadastramento foi iniciado em fevereiro e, a partir de agora, todas as informações sobre armamento civil serão concentradas no Sinarm.























