Foi uma crítica ao governo central norte-americano, que prometeu enviar 1,5 mil soldados para a fronteira do Texas
Por Misto Brasília – DF
O governador do estado do Texas, Greg Abbout, criticou a recente medida da Casa Branca de enviar temporariamente 1.500 soldados adicionais para a fronteira meridional do país diante de um possível aumento de migração ilegal.
A declaração vem em meio ao fim iminente da política de Título 42, sob a qual migrantes sem documentos encontrados em solo norte-americano são imediatamente deportados para o México. A política expira na quinta-feira (11).
The Texas National Guard plays a vital role in our efforts to detect and stop illegal immigration and criminal activity at the border.
Thank you to @TXMilitary service members working around the clock to respond to this ongoing crisis and prepare for the end of Title 42. pic.twitter.com/cokgxka3yf
— Gov. Greg Abbott (@GovAbbott) May 8, 2023
Na sexta-feira (06) a administração Biden acusou Abbott de dificultar o processo de expulsão de migrantes ilegais com sua decisão de enviá-los em ônibus para diferentes cidades do país. O governador de Texas respondeu nesta segunda-feira (08) que as pequenas cidades fronteiriças “não têm a capacidade” de lidar com o número de pessoas que chegam do México.
“O presidente [Joe] Biden está enviando ‘1.500’ soldados para cuidar da papelada e isso não vai proteger a fronteira. Não precisamos de 1.500 soldados. Precisamos de 15 mil ou 150 mil para proteger a fronteira por causa das políticas de fronteira aberta do governo Biden”, disse Abbott ao canal Fox News.