Os destroços descobertos eram consistentes com uma “implosão catastrófica”, disse ele em entrevista coletiva
Por Misto Brasília – DF
Todos os cinco passageiros a bordo do submersível Titan morreram, diz a Guarda Costeira dos EUA. O contra-almirante John Mauger confirmou que cinco partes da embarcação foram encontradas a aproximadamente 1.600 pés da proa dos destroços do Titanic.
Os destroços descobertos eram consistentes com uma “implosão catastrófica“, disse ele em entrevista coletiva
A Marinha dos EUA detectou “uma anomalia acústica consistente com uma implosão” logo após o Titan perder contato com a superfície.
A família de pai e filho Shahzada e Suleman Dawood – dois dos cinco que morreram – anunciaram sua “profunda dor” em sua morte
Hamish Harding – que também morreu no submersível – é descrito como um “pai dedicado” por sua família.
O submersível desapareceu no domingo (18) depois de sair para explorar os destroços do Titanic.
A tia de Suleman Dawood, que estava no submersível com seu pai Shahzada, disse que o jovem de 19 anos estava hesitante em mergulhar para ver o naufrágio do Titanic dias antes.
Em entrevista à NBC News, Azmeh Dawood, a irmã mais velha de Shahzada, disse que Suleman disse a um parente que se sentiu “apavorado” com a viagem, mas queria agradar seu pai.
“Sinto descrença”, disse Azmeh. “É uma situação irreal”.
“Sinto como se tivesse sido pega em um filme muito ruim, com uma contagem regressiva, mas você não sabia para o que estava contando”, disse ela. “Pessoalmente, acho meio difícil respirar pensando neles”.
Undersea expert Paul Hankin explains how the debris found was known to be that of the Titan submersible
The US Coast Guard say what has been found is consistent with a catastrophic loss of the pressure chamber
Latest https://t.co/2J1Drw67Xy pic.twitter.com/7vKYF6QOUu
— BBC News (World) (@BBCWorld) June 22, 2023
O diretor James Cameron, que completou 33 mergulhos no Titanic, disse à BBC News que previu esse resultado mortal dias antes.
O diretor do filme de grande sucesso Titanic disse que estava em um navio no domingo quando o submarino desapareceu pela primeira vez, e não soube do desaparecimento até segunda-feira.
Quando soube que o submarino havia perdido a navegação e a comunicação ao mesmo tempo, ele disse que imediatamente suspeitou que um desastre havia ocorrido.
A Marinha dos EUA detectou “uma anomalia acústica consistente com uma implosão” logo após o Titan perder contato com a superfície, disse um oficial à CBS News, parceira da BBC nos EUA.
A informação foi repassada à Guarda Costeira dos EUA, que a usou para reduzir o raio de sua busca, acrescentou o oficial.
Acredita-se que as batidas relatadas anteriormente tenham vindo de outros navios na área, relata a CBS.
A família Dawood também acaba de divulgar um comunicado no Twitter, dizendo “é com profundo pesar que anunciamos a morte de Shahzada e Suleman Dawood”.
Aqui está mais de sua declaração
“Nossos amados filhos estavam a bordo do submersível Titan da OceanGate que pereceu debaixo d’água.
Por favor, continue a manter as almas que partiram e nossa família em suas orações durante este difícil período de luto.
Estamos verdadeiramente gratos a todos os envolvidos nas operações de resgate. Seus esforços incansáveis foram uma fonte de força para nós durante esse período.
Também estamos em dívida com nossos amigos, familiares, colegas e simpatizantes de todo o mundo que estiveram ao nosso lado durante nossa hora de necessidade. O imenso amor e apoio que recebemos continua a nos ajudar a suportar esta perda inimaginável.
Estendemos nossas sinceras condolências às famílias dos outros passageiros do submersível Titan. No momento, não podemos receber ligações e solicitamos que mensagens de apoio, condolências e orações sejam enviadas. Detalhes de seus ritos finais neste mundo serão anunciados em breve.”