Taxa de desemprego se mantém estável no Distrito Federal

Fila do desemprego DF Misto Brasília
A taxa de desemprego continua extremamente alta no Brasil/Arquivo/Roberto Suguino/Agência Senado
Compartilhe:

Na região metropolitana da capital federal, o aumento de ocupados foi observado especialmente no setor de serviços

Por Misto Brasília – DF

A taxa de desemprego no Distrito Federal passou de 16,5%, em maio, para 16,3% em junho.  Nos 12 municípios goianos da região metropolitana do DF, a taxa de desemprego caiu de 19,1% em maio para 18,6% em junho.

A estabilidade se deve ao aumento de ocupados por um lado (+17 mil postos de trabalho) e crescimento da População Economicamente Ativa por outro (+16 mil pessoas com 14 anos ou mais ocupadas ou desempregadas), provocando um equilíbrio.

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IpeDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O aumento de ocupados foi observado no setor de serviços (+19 mil) e na indústria de transformação (+2 mil). O volume se manteve relativamente estável no comércio e reparação (-1 mil) e diminuiu na construção (-4 mil). O contingente de assalariados do setor privado com carteira assinada cresceu em 11 mil pessoas e do setor público em seis mil.

Entre as mulheres negras na área metropolitana, 68,4% residiam no Distrito Federal e 31,6% na periferia metropolitana de Brasília. As mulheres negras respondiam por 52,4% da população inativa e por 37,5% da População Economicamente Ativa.

No DF, apesar de as diferenças serem menos acentuadas, as mulheres negras correspondiam a 38,4% dos inativos e 30,9% dos economicamente ativos. Esses percentuais eram de 41,8% e 32,8%, respectivamente, segundo a assessoria do IpeDF.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas