Esses setores poderão enfrentar dificuldades por conta do alto endividamento das famílias, segundo relatório Vendas no Varejo
Por Misto Brasília – DF
O Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc, holding do Banco MUFG Brasil, divulgou hoje relatório sobre Vendas no Varejo. De acordo com o documento, o desempenho das vendas no varejo continuará apresentando altos e baixos e um desempenho divergente entre seus segmentos.
Apesar da redução da taxa Selic iniciada em agosto e que continuará nos próximos meses, os segmentos mais dependentes de crédito poderão enfrentar dificuldades, uma vez que o alto endividamento das famílias e o aumento dos índices de inadimplência inibem os bancos de reduzir as taxas médias de empréstimo.
As condições de crédito poderão se manter apertadas e seletivas por mais algum tempo, segundo o relatório.
Os segmentos mais ligados à renda, como alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal e, em parte, vestuário, podem se beneficiar das condições resilientes do mercado de trabalho, com o emprego e a renda real sustentando a demanda.
Medidas temporárias do governo, como os subsídios para a venda de veículos com preços mais baixos, que sustentaram o crescimento das vendas no varejo em junho, e possíveis medidas semelhantes para estimular a demanda por eletrodomésticos podem apenas antecipar a decisão de consumo, mas não necessariamente mudar o cenário esperado para este ano.


























