Minirreforma coloca o Maranhão com quatro ministros no governo Lula da Silva

Deputado André Fufuca PP MA Misto Brasília
André Fufuca foi o relator da proposta do novo Refis/Arquivo/Agência Câmara
Compartilhe:

O presidente Lula da Silva confirmou os deputados André Fufuca, no Esporte, e Sílvio Costa Filho, no Portos e Aeroportos

Por Misto Brasília – DF

O estado do Maranhão passa a ter quatro nomes no ministério do governo Lula da Silva. Depois de uma longa novela, o presidente Lula da Silva oficializou há pouco a minirreforma ministerial, com o deputado federal André Fufuca (PP-MA) no Ministério de Esporte, na vaga da ex-jogadora de vôlei Ana Moser.

O deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) foi confirmado no Ministério de Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França, que assumirá o Ministério do Empreendedorismo, que ainda será criado.

Com as novas indicações, o Centrão passa a ter mais espaço no governo federal. É o resultado de uma longa negociação em torno de uma administração de coalização, ou seja, com a participação de vários partidos e forças políticas.

Quem sai fortalecido nesse processo é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que foi o principal negociador com Lula da Silva.

Entre os 38 ministérios (contando com a nova pasta), o Maranhão é o estado com o maior número de ministros. Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Juscelino Filho (Comunicações), Sonia Guajajara (Povos Indígenas). Ela é deputada federal ela Rede de São Paulo, mas nasceu no interior do estado do Maranhão.

Hoje à tarde, Lula da Silva falou por 40 minutos com Ana Moser. Ontem (05) já havia sido avisada que o presidente precisava do cargo em funções dos acordos políticos.

De acordo com a CNN Brasil, o PSB, principal afetado pela reforma ministerial programada pelo presidente, espera que, com uma eventual desidratação na Esplanada dos Ministérios, garanta o apoio do petista na disputa ao governo paulista em 2026.

O acordo fechado nesta quarta-feira (06) é para que o ministro Márcio França (PSB) seja deslocado do Ministério de Portos e Aeroportos para o Ministério do Empreendedorismo, que deve ser criado pela gestão petista.

Lula chegou a desistir de criar uma nova pasta, que seria inicialmente chamada de Pequenas e Médias Empresas, mas recuou depois de a cúpula nacional do PSB decidir que a nova pasta seria mais atraente que Ciência e Tecnologia.

Nota do Palácio do Planalto

presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas