A mudança repercute principalmente o resultado do PIB no 2º trimestre do ano, de acordo com o Boletim MacroFiscal
Por Misto Brasília – DF
O Ministério da Fazenda revisou para cima sua estimativa para o crescimento do PIB em 2023, de 2,5% para 3,2%, segundo o Boletim MacroFiscal divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Política Econômica (SPE).
A mudança repercute principalmente o resultado do PIB no 2º trimestre do ano, que cresceu 0,9% na margem e 3,4% na comparação interanual, deixando carregamento estatístico de 3,1% para o ano.
Leia – melhora percepção do mercado com a economia
Além da surpresa com o PIB do trimestre, o Boletim diz que também contribuíram para elevar a estimativa de crescimento no ano o aumento na safra projetada para 2023, resultados positivos observados para alguns indicadores antecedentes no terceiro trimestre e expectativas de recuperação da economia chinesa no 4º trimestre de 2023.
As projeções de crescimento melhoraram para todos os setores. Para o setor agropecuário, a projeção foi revisada de 13,2% para 14,0%, enquanto para a Indústria, o crescimento esperado avançou de 0,8% para 1,5%. A projeção para Serviços avançou de 1,7% para 2,5%.
Para 2024, o crescimento projetado permaneceu em 2,3%. No próximo ano, espera-se que tanto a Indústria como o setor de serviços devem se beneficiar com a flexibilização das condições monetárias, com as políticas de apoio à renegociação de dívidas e de transferência de renda e com os programas de incentivo ao investimento, segundo informou o Infomoney.























