Decisão da Rússia sobre exportação de diesel e gasolina impacta o Brasil

Diesel combustível bomba Misto Brasília
Os preços dos combustíveis têm oscilação todos os meses/Arquivo
Compartilhe:

Neste ano a participação dos russos ficaram à frente dos demais exportadores de diesel para o Brasil

Por Misto Brasília – DF

Rússia decidiu nesta quinta-feira (21) suspender temporariamente as suas exportações de gasolina e diesel. A medida visa estabilizar o fornecimento interno de combustíveis no país e terá impacto também no Brasil, que se tornou um dos maiores importadores do diesel russo.

A suspensão anunciada por Moscou poupa apenas os países da chamada União Econômica da Eurásia, que inclui Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão.

“As restrições temporárias ajudarão a abastecer o mercado [interno] de combustíveis, o que levará a uma redução dos preços ao consumidor”, disse o governo russo em nota, de acordo com a Agência DW.

A decisão russa terá impacto nas vendas do diesel no Brasil, após a Rússia ter se tornado em 2023 o maior fornecedor externo do combustível ao país, ultrapassando os Estados Unidos, tradicional vendedor de diesel para o mercado brasileiro.

Segundo reportagem do jornal Valor, o Brasil se tornou neste ano o segundo maior comprador do diesel russo no mundo.

Nos oito primeiros meses do ano passado, a participação russa no mercado brasileiro era mínima. Neste ano, porém, os russos ficaram à frente dos demais exportadores de diesel para o Brasil.

De janeiro a agosto, 35,6% do valor importado em diesel pelo Brasil veio da Rússia, sendo que em volume foram 40,6%. Os EUA ficaram com 31% e 28,4%, respectivamente.

Em seguida, os maiores exportadores para o Brasil são os Emirados Árabes Unidos e a Índia, cada um com aproximadamente 10% do fornecimento em valor e em quantidade neste ano.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas