A posse do ministro indicado, que substitui o senador licenciado Flávio Dino, está marcada para o dia primeiro de fevereiro
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva confirmou há pouco a indicação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para o Ministério da Justiça e Segurança.
A posse está prevista para o dia primeiro de fevereiro, segundo anunciou o próprio presidente. Lewandowski vai montar a sua própria equipe de trabalho. “Eu quero que as pessoas montem as suas própria equipes”.
No entanto, o delegado Andrei Rodrigues deverá permanecer na direção geral da Polícia Federal. Ricardo Cappelli, que está na secretaria executiva do ministério, deve ser trocado.
Na rede social “X”, Cappelli escreveu há pouco que “não pedi demissão. Vou sair de férias com a minha família e voltar para colaborar com a transição no Ministério da Justiça e Segurança Pública. União e Reconstrução”.
Até a posse, continuará o cargo o senador licenciado Flávio Dino, aprovado pelo Congresso Nacional para uma vaga no STF. A posse de Dino está prevista para o dia 22 de fevereiro.
Lula da Silva conhece o novo ministro da Justiça e Segurança desde 1983, quando o presidente ainda era um sindicalista. Depois como presidente, indicou Lewandowski para o Supremo.
O presidente disse que tem uma relação de confiança com Lewandowski. “Graças a Deus que a Iara (esposa do ex-ministro) disse que você tem que ir. Então vai, meu amor”, brincou Lula da Silva.
Durante a sua declaração à Imprensa no Palácio do Planalto ao lado de Flávio Dino e Lewandoski, o presidente prometeu se aproximar melhor da Imprensa. E disse que o país terá melhor desempenho na economia neste ano.