Dois caciques da política amazonense lideram a corrida nas eleições suplementares para o governo do Amazonas, marcada para o próximo domingo, dia 6 de agosto. Na pesquisa da Rede Diário de Comunicação, o senador Eduardo Braga (PMDB) aparece com 31,1%, seguido de Amazonino Mendes (PDT), com 27,9%. Os dois já estiveram no Palácio do Governo.
A pesquisa realizada entre os dias 18 e 23 deste mês, em terceiro lugar aparece Rebecca Garcia (PP), com 12,5% das intenções de votos, seguida de José Ricardo (PT), com 4,9%, Liliane Araújo (PPS), com 2,4%, Marcelo Serafim (PSB), com 1,6%, Wilker Barreto (PHS), com 1,4%, Luiz Castro (Rede), com 0,9% e Jardel (PPL), com 0,5%.
O clima das eleições é tenso. As Forças Armadas vão reforçar o policiamento em pelo menos 22 dos 60 municípios amazonenses, mas segundo o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral, Messias Andrade, a Polícia Federal vai atuar em 13 municípios considerados críticos. O ministro Gilmar Mendes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, vai acompanhar pessoalmente o pleito.
Em novo capítulo da conturbada campanha, o governador cassado José Melo teve rejeitada pelo Supremo Tribunal Federal o pedido de anular o acórdão do TSE que confirmou a cassação do seu mandato e do vice-governador. A decisão foi anunciada ontem pelo ministro Celso de Melo.
E a uma semana do pleito o vereador Felipe Souza (Podemos, antigo PTN) foi confirmado como o novo candidato a vice na chapa encabeçada por Rebecca Garcia.