O julgamento aconteceu no final da tarde desta quinta-feira. Quatro escolas entraram com recurso contra a Viradouro
Por Misto Brasil – DF
A Escola de Samba Unidos do Viradouro sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. A apuração aconteceu há pouco e desde o início da contagem das notas, a escola sempre esteve liderando a pontuação. Última atualização äs 17h45
A Viradoura, de Niterói, foi campeã em 2020 e no ano passado ficou com o vice-campeonato. Nesse Carnaval, ela obteve 270 pontos.
A Unidos do Viradouro també venceu o Estandarte de Ouro de melhor Comissão de Frente de 2024, escolha do jornal O Globo. Em segundo lugar ficou a Imperatriz, com 263 pomtos.
???????? UNIDOS DO VIRADOURO
Segunda alegoria da Viradouro! ????????️????#Globeleza pic.twitter.com/dpRtVrgd1b
— AllPop ???? ???? (@AllPop_BR) February 13, 2024
O recurso que quatro escolas apresentaram contra a Viradouro — alegando que sua comissão de frente tinha 24 componentes na comissão de frente — vai ser analisado pela Liesa até a próxima quinta-feira.
Mesmo com o recurso obtendo resultado, não é possível tirar o campeonato da Viradouro por conta da ponturação obtida, com sete décimos de vantagem sobre a segunda colocada.
No artigo 26 e inciso IX do regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba consta que uma agremiação deve desfilar com o limite mínimo de dez e o máximo de 15 componentes na ala. Caso descumpra essa regra, a escola pode ser penalizada em meio ponto para cada inciso infringido.
Os quesitos julgados foram Alegorias e Adereços; Bateria; Evolução; Mestre Sala e Porta-Bandeira; Comissão de Frente; Enredo; Harmonia; Samba Enredo e Fantasia.

