A maior parte (58%) foram encontrados em Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia, de acordo com a Neoenergia Brasília
Por Misto Brasil – DF
Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia são as cidades com os maiores focos de dengue no Distrito Federal na avaliação da Neoenergia Brasília.
A constatação faz parte de um levantamento realizado pelos funcionários da empresa que fazem a leitura dos relógios de energia.
Apenas em fevereiro, os leituristas da distribuidora de energia identificaram quase 500 (488) grandes focos do mosquito. De acordo com a empresa, 58% dos focos foram identificados nessas cinco administrações regionais.
Na última terça (12), a Secretária de Saúde e pesquisadores da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) e da Universidade de Brasília (UnB) discutiram possíveis causas do aumento de casos da doença.
A secretária destacou as diversas ações tomadas no combate à doença. Desde o início do crescimento dos casos, a secretaria aprimorou as notificações, com aumento das visitas domiciliares, além da ampliação dos serviços da Atenção
“Hoje, precisamos ver em que avançamos e o que podemos corrigir do que foi feito. Precisamos apurar essas observações, se estamos próximos à estabilização ou estamos perto da ascensão, porque medidas foram tomadas, o caminho foi percorrido”, comentou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
O coordenador da pesquisa da UnB, Walter Ramalho,disse que os resultados obtidos, que levantaram questionamentos a serem trabalhados futuramente, como a possibilidade de subnotificação de casos já avistados naquele período. Ainda em andamento, a próxima etapa será o processamento dos dados.
“Percebemos que muitas pessoas que tiveram resultado positivo para dengue e não sabiam que tiveram a doença, o que nos levanta o questionamento de que o diagnóstico das arboviroses não é tão fácil e simples”.























