Ele disse que já apresentou a proposta ao premiê espanhol, Pedro Sánchez, e ao Presidente francês, Emmanuel Macron
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva disse nesta terça-feira (23) que pretende promover um encontro com chefes de governo e de Estado “democratas” para discutir estratégias para conter o crescimento da extrema direita mundo afora.
Lula da Silva disse que já apresentou a proposta ao premiê espanhol, Pedro Sánchez, e ao Presidente francês, Emmanuel Macron, e que pretende discuti-la com outros líderes, antes da Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada para setembro, em Nova York.
O presidente recebeu recentemente Sánchez e Macron no Brasil, em duas visitas de Estado, informou a Agência DW.
“Os setores de esquerda, progressista, os setores democratas têm que se organizar. Eu falei com Pedro Sánchez, falei com Macron, estou tentando ver se a gente consegue fazer uma reunião com os chamados presidentes democratas por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas para a gente definir uma estratégia de como vamos, a nível internacional, enfrentar o crescimento da extrema direita e suas matizes“, disse Lula, durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
Lula ainda apontou que em seus mandatos anteriores a maioria dos países da América do Sul era governada por presidentes “com compromisso com a esquerda e com a tese de um Estado socialmente justo”.
“Se você pegar América do Sul hoje, você percebe que houve um retrocesso exatamente pelo conhecimento da extrema-direita, pelo crescimento da xenofobia, pelo crescimento do racismo, da perseguição a minorias, a pauta de costumes muitas vezes com assuntos retrógrados. Isso ganhou corpo e, por isso, o Brasil tem destaque”, disse.