Depois de uma grande turbulência política, o presidente Lula da Silva indicou para o cargo Magda Chambriard. Na despedida, Prates criticou o ministro da Casa Civil
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva comunicou nesta terça-feira (14) ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que ele está fora da empresa, de acordo com o jornal O Globo.
Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, Prates se despediu nesta tarde dos diretores e comunicou à equipe que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras. Ela foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff (2011–2016).
Desde o fim de março, a Petrobras enfrenta uma grande turbulência política por conta de atritos entre o presidente da companhia brasileira, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Apesar da determinação do governo de que representantes no Conselho votassem contra o pagamento de dividendos extraordinários, Prates se absteve, gerando mal-estar no Palácio do Planalto, de acordo com a mídia brasileira.
Em abril, o presidente Lula chegou a convidar o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, para assumir o comando da estatal. O apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Prates o manteve no cargo.
Ainda segundo o jornal, na mensagem de despedida que enviou aos diretores da Petrobras, Jean Paul Prates afirmou que sua “missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa”.
A carta divulgada pela reportagem diz ainda que Prates não acredita “que haja chance de reconsideração” e “avisa que o anúncio deveria acontecer em breve”.