A RIA Novosti informa que a equipe russa inclui 47 socorristas especializados, vários veículos adaptados ao terreno
Por Misto Brasil – DF
A Rússia está enviando uma equipe de resgate ao Irã para ajudar na busca pelo presidente Ebrahim Raisi, segundo a mídia estatal russa, informou há pouco a BBC News.
A RIA Novosti informa que a equipe inclui 47 socorristas especializados, vários veículos adaptados ao terreno e um helicóptero. Outros países da região também mostraram interesse em ajudar nas buscas.
Leia – tropas são mobilizadas para localizar o presidente
Afirmou que o equipamento estava sendo carregado e seria transportado para a cidade iraniana de Tabriz, para onde o presidente viajava no momento do acidente.
“Tanto os helicópteros como as equipes de resgate estão prontos para realizar as tarefas mais difíceis em grandes altitudes”, citou a agência, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Assim que as condições meteorológicas, nomeadamente nevoeiro, permitirem a retoma da operação de busca e salvamento, os nossos especialistas juntar-se-ão aos esforços.”
A TV iraniana está exibindo imagens de equipes de resgate subindo encostas íngremes sob forte chuva e escuridão.
Fake news sobre o acidente com o presidente do Irã
As redes sociais foram inundadas de informações falsas após a notícia de um acidente envolvendo um helicóptero que transportava o presidente Ebrahim Raisi.
Um vídeo de um helicóptero caindo em uma área montanhosa, visto 1,6 milhão de vezes, afirma mostrar o helicóptero do presidente Raisi na província iraniana do Azarbaijão Oriental.
Mas a BBC Verify confirmou que o vídeo remonta a julho de 2022, mostrando a queda de um helicóptero de resgate da polícia de fronteira em Gudauri, Geórgia.
Uma imagem, vista quase 100 mil vezes, afirma falsamente mostrar os destroços do helicóptero que transportava Raisi.


