O índice conquistado pelo estado goiano está próximo da meta estabelecida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional
Por Misto Brasil – DF
O estado de Goiás é um exemplo entre os 27 entes federados quando se fala em menor desperdício de água. O índice de perdas na distribuição é de 28,34% e de perdas por ligação é de 133,87 L/ligação/dia.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Trata Brasil. O índice conquistado pelo estado goiano está próximo da meta estabelecida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.
Essa meta define que níveis excelentes de perdas devem ter no máximo 25% de perdas na distribuição e 216 L/ligação/dia em perdas por ligação.
De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2022, presentes no Painel Saneamento Brasil, cerca de 89% da população goiana recebe o abastecimento de água potável.
E 63% têm o atendimento de coleta de esgoto, enquanto 60,3% do esgoto gerado é tratado.
O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece que até 2033 todas as localidades do país devem atender 99% dos habitantes com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
De acordo com o levantamento, as perdas de água podem ocorrer por vários motivos, como vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados.
A eficiência de um sistema de abastecimento de água é importante para avaliar o desempenho das atividades comerciais e de distribuição de um operador de saneamento.