Boa parte de quem desembarca no aeroporto vem do Sudeste e a negócios. Quando o assunto é turismo, a maioria é de mulheres
Por Misto Brasil – DF
A maioria dos passageiros que desembarca no Aeroporto de Brasília é do sexo masculino (54%) e vem a negócios (56%) e a maioria desses visitantes vem do Sudeste (62%).
O levantamento foi realizado durante um ano pela operadora Inframerica, que administra o terminal de Brasília. O relatório foi apresentado durante uma reunião na Federação do Comércio do Distrito Federal, que aprovou a indicação do executivo Daniel Dumaresq como conselheiro da entidade.
A segunda maior região de origem dos passageiros é o Nordeste (18%), seguida do Sul (12%), Norte (5%) e Centro-Oeste (3%).
Além disso, 53% dos turistas com mais de 60 anos que vem a lazer ou visitar parentes ficam pelo menos sete dias, e a maioria dos que vêm a lazer são do sexo feminino (55%). Para quem vem a negócios, a média de permanência é de dois dias.
“O que nos chama atenção também é que o Sudeste, especialmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, segue liderando o ranking de regiões de origem dos passageiros, não só do turista corporativo, mas de todos os outros perfis, como os de lazer e visita a parentes e amigos”, comentou Dumaresq.
O coordenador-líder da Câmara de Turismo, Luiz Otávio Neves,acredita que a pesquisa poderá melhorar a receptividade da cidade.
“E isso não se faz sem números e dados que possam guiar nosso planejamento. Por isso acredito que a parceria e a entrada da Inframerica na Câmara será muito vantajosa para a cidade”.
Atualmente 95% da movimentação do Aeroporto de Brasília é de voos nacionais. O terminal aéreo é o único do país com voos para todas as capitais do Brasil.