Conselho Eleitoral confirma vitória de Maduro na Venezuela

Venezuela Nicolás Maduro Misto Brasil
Nicolás Maduro durante solenidade militar de fim de ano/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

O atual presidente que vai para o terceiro mandato recebeu 51,2% dos votos, mas há sérieas suspeitas de manipulação dos resultados

Por Misto Brasil – DF

O atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, conquistou seu terceiro mandato após vencer as eleições venezuelanas neste domingo (28). Com a vitória, ele governará o país até 2031.

A posse do terceiro mandato está marcada para janeiro do próximo ano, divulgou a Agência Sputnik. No entanto, a falta de transparência demonstrada durante o processo alertou a comunidade internacional.

Os Estados Unidos, a Europa e, de forma muito contundente, Gabriel Boric, o presidente de esquerda do Chile, mostraram as suas sérias dúvidas sobre a veracidade destes resultados.

“Temos sérias preocupações de que o resultado anunciado não reflete a vontade ou os votos do povo venezuelano”, diz Antony Blinken. Secretário de Estado dos EUA afirmou ser ‘fundamental’ que votos sejam contados de maneira justa.

A sensação é de confusão nessas primeiras horas após os resultados. A CNE anunciou que, depois de supostamente ter contado 80% das atas, Maduro recebeu 51,2% dos votos, contra 44,2 de González Urrutia, segundo anotou o jornal espanhol El País.

De acordo com os resultados apresentados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), Maduro obteve 51,2% dos votos expressos, enquanto o adversário Edmundo González ficou em segundo lugar com 44,2%.

As eleições tiveram início às 6h00 (horário local, 7h00, horário de Brasília) e as urnas fecharam às 18h00 (19h00, horário de Brasília). Cerca de 21.321.783 cidadãos estavam aptos a votar em dez candidatos que disputavam o pleito.

Os resultados oficiais foram divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, que está em crise econômica e mais de 7 milhões de pessoas deixaram o país.

Além de Maduro disputaram o pleito o candidato oposicionista Edmundo González; Benjamín Rausseo, Antonio Ecarri, Daniel Ceballos, Luis Eduardo Martínez, José Brito, Claudio Fermín, Javier Bertucci e Enrique Márquez.

Maduro votou pela manhã e destacou a tranquilidade do pleito, afirmando que as eleições foram realizadas com respeito e sem ataques.

“Houve paz, não houve sequer uma bofetada em um candidato. É assim na América Latina? Não. Há países onde houve candidatos assassinados […]. [Na Venezuela] não houve sequer um incidente. [Foi] um evento gratuito, campanha eleitoral aberta”, destacou após a votação.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas