Evacuações obrigatórias estavam sendo ordenadas antes de Debby em partes de vários condados da Flórida
Por Misto Brasil – DF
A tempestade tropical Debby estava ficando mais forte neste domingo (04) e se aproximando de atingir a Costa do Golfo na segunda-feira (05).
Um um furacão causava tempestades fatais e totais de chuva que podem chegar a 30 polegadas em partes do sudeste dos Estados Unidos até o final da semana, revelou o jornal USA Today.
“Essa precipitação potencialmente histórica pode resultar em áreas de inundações catastróficas“, escreveu Richard Pasch, especialista sênior em furacões do Centro Nacional de Furacões, em um comunicado público que alertou sobre uma “situação de risco de vida”.
Os floridianos estavam se preparando para o primeiro furacão do estado neste ano, em uma temporada que os meteorologistas dizem que pode se tornar uma das piores já registradas.
Evacuações obrigatórias estavam sendo ordenadas antes de Debby em partes de vários condados. O Condado de Leon, lar de Tallahassee, estava abrindo seis abrigos em escolas ao redor do condado. (vídeo 369)
A falta de fortes correntes de direção na atmosfera significa que Debby fará um passeio lento e encharcado após um landfall na Flórida pelo sudeste, tornando-se uma ameaça multiestadual.
“Após o landfall, ele vai desacelerar para um rastreamento”, disse Michael Brennan, diretor do centro de furacões, no domingo.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse no domingo que a Guarda Nacional da Flórida e a Guarda Estadual da Flórida foram ativadas para dar suporte à assistência humanitária e missões de busca e resgate.
Ele alertou que perigos como ventos fortes, tempestades e tornados podem ocorrer antes do desembarque, mesmo fora do “cone” previsto. Ventos sustentados podem atingir até 95 mph, ele disse