Quem é o magnata que desapareceu no naufrágio na Itália

Magnata Mike Lynch naufrágio Sicília Misto Brasil
Lynch e a filha desapareceram no naufrágio após um veleiro ser atingido por uma tempestade/MSN

O britânico da tecnologia enriqueceu vendendo sua empresa para a gigante da computação Hewlett-Packard (HP)

Por Misto Brasil – DF

Mike Lynch, um empreendedor britânico de tecnologia, e sua filha Hannah estão desaparecidos depois que um iate de luxo naufragou na costa da ilha da Sicília, na Itália. Sua esposa, Angela Bacares, foi resgatada.

Depois de cofundar a empresa de tecnologia britânica Autonomy em 1996 e apoiar diversas empresas de tecnologia de sucesso, o empresário foi considerado por alguns como a resposta do Reino Unido ao fundador da Microsoft, Bill Gates.

Uma pessoa morreu e seis estão desaparecidas depois que um superiate de 56 m chamado Bayesian, que foi associado à família do Sr. Lynch, afundou devido ao mau tempo.

O magnata britânico da tecnologia enriqueceu vendendo sua empresa Autonomy para a gigante da computação norte-americana Hewlett-Packard (HP) em 2011 por US$ 11 bilhões (£ 8,6 bilhões).

Mas uma intensa batalha jurídica após a aquisição de alto perfil pairou sobre o Sr. Lynch por mais de uma década.

Ele foi absolvido nos EUA em junho de diversas acusações de fraude, pelas quais enfrentava duas décadas de prisão.

Naufrágio iate Itália Misto Brasil
Equipes de resgate recolhem corpo de vítima do naufrágio na Sicília/Reprodução/LaNacion

Em uma entrevista à BBC Radio 4 em agosto, o Lynch disse que acreditava que só conseguiu provar sua inocência em um tribunal dos EUA devido à sua riqueza.

O naufrágio do iate ocorreu no mesmo dia em que o co-réu de Lynch no caso de fraude, Stephen Chamberlain, foi confirmado por seu advogado como tendo morrido após ser atropelado por um carro em Cambridgeshire no sábado.

Nascido em 16 de junho de 1965, Lynch é filho de uma enfermeira e um bombeiro e foi criado perto de Chelmsford, em Essex.

Ele estudou Ciências Naturais na Universidade de Cambridge, onde obteve um doutorado em computação matemática e, mais tarde, recebeu uma bolsa de pesquisa.

Em 1991, Lynch ajudou a fundar a Cambridge Neurodynamics, uma empresa especializada no uso de detecção e reconhecimento de impressões digitais por computador.

Sua empresa de tecnologia, Autonomy, foi criada cinco anos depois, usando um método estatístico conhecido como “inferência bayesiana” no núcleo de seu software.

O rápido crescimento e o sucesso da empresa no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 renderam ao Sr. Lynch diversos prêmios e reconhecimentos.

Em 2006, ele recebeu uma Ordem do Império Britânico (OBE) em reconhecimento aos seus serviços prestados às empresas do Reino Unido.

Ele atuou no conselho da BBC como diretor não executivo e, em 2011, foi nomeado para o conselho governamental de ciência e tecnologia, aconselhando o então primeiro-ministro David Cameron sobre os riscos e possibilidades do desenvolvimento da IA.

Após a venda da Autonomy para a HP em 2011 — com a qual se acredita que Lynch tenha arrecadado 500 milhões de euros — ele fundou a empresa de investimento em tecnologia Invoke Capital.

O fundo de capital de risco investiu na criação da empresa britânica de segurança cibernética Darktrace em 2013.

O Sr. Lynch, acionista da empresa, ocupou um assento no conselho até o início deste ano.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas