O Irã respondeu que tem responsabilidade em se defender e também manter a paz e a segurança regionais
Por Misto Brasil – DF
Ataques israelenses ao Irã, em retaliação aos ataques com mísseis do Irã no início deste mês, mataram quatro soldados iranianos, disse o exército iraniano.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que atacaram fábricas de mísseis e outros locais perto de Teerã e do oeste do Irã na manhã de sábado.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã disse que tem a responsabilidade de se defender, mas acrescentou que o Irã “reconhece suas responsabilidades em relação à paz e à segurança regionais“, uma declaração vista como relativamente conciliatória.
A retaliação israelense por um bombardeio iraniano de quase 200 mísseis balísticos disparados contra Israel em 1º de outubro era amplamente esperada há semanas.
Teerã disse que o ataque foi uma retaliação pela morte do líder político do Hamas Ismail Haniyeh em solo iraniano em julho. Muitos mísseis foram abatidos por Israel e seus aliados, mas um pequeno número atingiu o centro e o sul de Israel.
Autoridades iranianas disseram que locais nas províncias de Teerã, Khuzestan e Ilam foram atacados. Os militares alegaram que os ataques foram combatidos com sucesso, embora tenha havido “danos limitados” em alguns locais.
Após os ataques israelenses, a mídia estatal iraniana divulgou imagens mostrando o trânsito fluindo normalmente em várias cidades, enquanto atividades escolares e esportivas estavam sendo realizadas conforme o planejado.
O exército israelense anunciou a operação de sábado (26) logo após explosões serem relatadas no Irã. O porta-voz da IDF, contra-almirante Daniel Hagari, disse que o exército demonstrou sua preparação “para defender o estado de Israel”.
Ele também alertou que se o Irã iniciasse uma nova rodada de escalada, Israel seria “obrigado a responder”.
























