Medidas de contenção de gastos costumam enfrentar resistência entre os eleitores mais tradicionais do presidente
Por Misto Brasil – DF
O governo estuda realizar um pronunciamento em rede nacional de TV com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar o pacote de corte de gastos públicos, segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo.
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a iniciativa de colocar Haddad em rede nacional para defender o pacote fiscal teria partido do Palácio do Planalto.
Medidas de contenção de gastos costumam enfrentar resistência entre os eleitores mais tradicionais do presidente Lula da Silva, que se posicionam à esquerda e têm críticas à austeridade fiscal.
O pacote já está definido, mas passa por “ajustes finais de redação” e deve ser anunciado até o fim desta semana, segundo apuração do InfoMoney.
A avaliação predominante no Planalto é a de que o governo já perdeu tempo demais com as discussões sobre o tema e precisa anunciar as medidas.
Na segunda-feira, em Brasília (DF), após uma série de reuniões durante todo o dia, Haddad confirmou que as propostas devem ser encaminhadas ainda nesta semana ao Congresso Nacional. O chefe da equipe econômica, no entanto, não cravou uma data para o anúncio.
O líder interino do governo no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse ao jornal O Globo que Haddad deve apresentar o pacote a Pacheco na reunião de líderes amanhã.
De acordo com o senador, a aprovação do pacote no Congresso ainda neste ano enfrenta grandes dificuldades.
O curto prazo até o recesso parlamentar, a agenda cheia com projetos prioritários para o governo e o impasse envolvendo as emendas parlamentares são fatores que complicam o avanço da proposta. Com isso, a votação do pacote fiscal deve ficar para o ano que vem.