Trump diz em entrevista que os EUA pode sair da Otan

Donald Trump presidente eleito Estados Unidos Misto Brasil
Trump vai tomar posse como presidente dos EUA no dia 20 de janeiro/Arquivo/Divulgaçào/DT
Compartilhe:

Sair da aliança militar do Ocidente vai acontecer, segundo ele, caso seus membros não “paguem suas contas”

Por Misto Brasil – DF

Em sua primeira entrevista desde a vitória nas eleições americanas, o presidente eleito Donald Trump disse neste domingo (08) que “com certeza” cogitaria abandonar a Otan.

Sair da aliança militar do Ocidente vai acontecer, segundo ele, caso seus membros não “paguem suas contas” e tratem os Estados Unidos de forma “justa” em vez de “tirar vantagem” na defesa e no comércio exterior.

“Eles [Europa] não compram nossos carros, não compram nossos produtos alimentícios, não compram nada. É uma desgraça. E, ainda por cima, nós os defendemos”, queixou-se em entrevista à emissora americana NBC.

“Eu consegui centenas de bilhões de dólares para a Otan só com uma atitude dura. Eu disse aos países: ‘Eu não vou proteger vocês a menos que vocês paguem’, e eles começaram a pagar.”

A expressão simplificada “pagar as contas” é, na verdade, uma referência ao compromisso voluntário que cada país-membro da Otan assume de gastar 2% do PIB em defesa.

Essa meta tem sido descumprida desde o final da Guerra Fria, mas voltou a ser gradualmente observada desde a invasão russa da Ucrânia, em 2022 – e, segundo a Otan, é atualmente cumprida pela maioria dos atuais 32 membros da aliança.

Trump, que volta à Casa Branca no dia 20 de janeiro, há muito tem acusado países europeus e o Canadá de depender dos gastos militares dos EUA, que é o país mais poderoso da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Uma das principais vantagens de fazer parte da Otan é justamente a promessa de assistência mútua de que gozam seus membros, já que um ataque a um único país da aliança é considerado um ataque à aliança como um todo.

“Se eles estiverem pagando suas contas, e se eu achar que eles estão fazendo um justo – que eles estão nos tratando de forma justa, a resposta é que com certeza eu ficaria com a Otan”, disse Trump.

Do contrário, continuou, “com certeza” consideraria a possibilidade de abandonar a aliança, anotou a Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas