Apesar do leve aumento da soma dos modelos remoto e híbrido, as pequenas e médias empresas (PMEs) da região mantêm o foco no presencial
Por Misto Brasil – DF
O trabalho presencial segue na preferência no Distrito Federal, mas o modelo remoto apresentou um crescimento expressivo de 14,3% em 2024. As contratações híbridas recuaram 5,2% em comparação com o ano anterior.
Apesar do leve aumento da soma dos modelos remoto e híbrido – de 8,4% para 8,6% do total de vagas abertas –, as pequenas e médias empresas (PMEs) da região mantêm o foco no presencial, que respondeu por 91,3% das contratações no último ano.
O avanço do trabalho remoto sugere uma flexibilização gradual, ainda que tímida, enquanto o formato híbrido apresenta leve retração. É o resultado da pesquisa da empresa de tecnologia Sólides.
“O crescimento do remoto indica que algumas empresas começam a explorar novas possibilidades, especialmente em áreas que permitem essa flexibilidade”, comentou o cofundador da empresa, Ale Garcia.
“Essa tendência pode ganhar mais força à medida que os negócios percebam os benefícios da digitalização e da ampliação do acesso a talentos fora dos grandes centros urbanos”.
Em todo o país, 89,7% das vagas abertas no ano passado pelas mais de 35 mil PMEs parceiras da HR Tech (empresas startups) foram para o modelo presencial, um aumento em relação aos 87,8% de 2023.
O modelo híbrido respondeu por 6% das oportunidades (queda de 7,6% em 2023), e o remoto, por 4,2% (ante 4,5% no ano anterior).
Somando remoto e híbrido, a queda proporcional foi de 15,6%, evidenciando um movimento contrário à flexibilidade que marcou anos anteriores.