A área passa a integrar o grupo de Unidades de Proteção Integral (UPIs), garantindo maior preservação ao bioma Cerrado
Por Misto Brasil – DF
O Parque Ecológico Córrego da Onça (Núcleo Bandeirante) foi oficialmente recategorizado como Estação Ecológica Córrego da Onça, conforme o Decreto nº 46.925.
A gestão da unidade será de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental, que adotará as medidas necessárias para sua implantação e proteção efetiva, informou a Agência Brasília.
Com a mudança, a área passa a integrar o grupo de Unidades de Proteção Integral (UPIs), garantindo maior preservação ao bioma Cerrado e assegurando a conservação dos seus recursos naturais.
Mesmo passando a fazer parte de uma categoria mais restritiva, a Estação Ecológica Córrego da Onça ainda permitirá a visitação de baixo impacto (estudos, pesquisas), bem como atividades autorizadas de educação ambiental.
O decreto ainda destaca os seguintes objetivos da Estação Ecológica Córrego da Onça: preservar e recuperar os mananciais, considerando sua inserção na Área de Proteção de Mananciais do Ribeirão do Gama.
Proteger as paisagens naturais, bem como os atributos de natureza geológica, geomorfológica e histórica; promover a recuperação de áreas degradadas e a sua revegetação com espécies nativas; promover o desenvolvimento da educação ambiental.
Além disso, o decreto veda qualquer atividade ou empreendimento, público ou privado, que comprometa as características naturais da área ou coloque em risco a integridade dos ecossistemas e da biota local.
A gestão da unidade será de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental, que adotará as medidas necessárias para sua implantação e proteção efetiva.





















