Ucrânia perto de perder a região de Kursk para a Rússia

Ucrânia frente de combate soldados Misto Brasil
Soldados ucranianos na frente de batalha contra a Rússia/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

O Ministério da Defesa russo anunciou nesta quarta-feira a captura de mais cinco vilarejos na região, com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov

Por Misto Brasil – DF

As forças da Ucrânia parecem prestes a perder suas posições duramente conquistadas na região russa de Kursk. Moscou anunciou  novos avanços na retomada do território nesta quarta-feira (12), enquanto analistas militares de ambos os lados afirmam que as forças de Kiev estariam em retirada.

Em 6 de agosto do ano passado, a Ucrânia gerou uma das maiores surpresas da guerra ao invadir a fronteira e tomar um território dentro da Rússia. A contraofensiva animou os ucranianos e deu a eles uma potencial moeda de troca em negociações de paz com Moscou.

Mas, depois de resistir por mais de sete meses em uma área cada vez menor, os ucranianos viram sua situação em Kursk piorar drasticamente na semana passada, divulgou a Agência DW.

O Ministério da Defesa russo anunciou nesta quarta-feira a captura de mais cinco vilarejos na região, com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmando que “a dinâmica é boa” em Kursk.

Um vídeo publicado por blogueiros russos e pela imprensa estatal mostrava soldados com uma bandeira russa em uma praça no centro de Sudzha, uma cidade perto da fronteira com a Ucrânia, por onde passa uma rodovia utilizada pelos ucranianos como rota de abastecimento de suas tropas.

A autenticidade do vídeo foi confirmada pela agência de notícias Reuters.

O chefe das Forças Armadas ucranianas negou nesta semana que suas tropas estivessem cercadas em Kursk, mas disse que buscavam assumir melhores posições defensivas.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse nesta quarta-feira que a Rússia aumentou a pressão sobre as tropas ucranianas em Kursk e assegurou que Kiev estava fazendo “o máximo possível” para proteger seus soldados.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas