O projeto de 426 quilômetros será lançado nesta segunda-feira, mas as obras começaram e devem terminar em 2027
Por Misto Brasil – DF
As obras de ampliação de abastecimento de água de Luziânia devem custar R$ 52 milhões e atender a 28 mil habitantes.
O projeto de 426 quilômetros será lançado nesta segunda-feira (12), às 10 horas, pelo governo de Goiás e pela Saneago, responsável pelos serviços.
A rede de distribuição vai permitir a ligação de 8,8 mil unidades. Os trabalhos já foram iniciados e a previsão é que a conclusão ocorra no segundo semestre de 2027.
As novas tubulações possibilitam a expansão do sistema para as áreas de influência dos centros de reservação Alvorada, Ameixas, Mandu, Sion e Vera Cruz; beneficiando cerca de 28 mil habitantes.
Os bairros beneficiados são Jardim Europa, Jardim Luzilia, Mansões de Recreio Estrela Dalva V, Mansões Estrela Dalva IV, Mansões Recanto Estrela Dalva VIII.
Também o Parque Alvorada I, Parque Alvorada II, Parque Estrela Dalva III, Parque Estrela Dalva IV, Parque Estrela Dalva VII, Parque Estrela Dalva VIII, Parque Paulistano e Sol Nascente.
O sistema de abastecimento de água em Luziânia é universalizado, alcançando 100% da população urbana.
O município também é destaque nacional, reconhecido no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
Em dezembro do ano passado, um novo trecho de 4 mil metros de adutora foi construído para levar a água tratada ao Centro de Reservação Leste Mandu.
A capacidade de armazenamento é de 2,2 milhões de litros de água, garantindo um abastecimento mais eficiente e regular para 21 bairros daquela região.
Dentre eles: várias etapas do Parque Estrela Dalva, Parque JK, Vila São José, Norte Serrinha e Parque Alvorada. Essa etapa beneficiou cerca de 20 mil famílias.

