No século XX, o século do petróleo, o país que mais ganhou com guerra foi os EUA. Essa nova guerra mexe com o petróleo
Por Genésio Araújo Júnior – DF
Nesses dias difíceis do século XXI, século da tecnologia, tempo da turma do nacionalismo, a máxima meu mundo é minha vila, parece tudo, mas não é, a nova guerra assusta o planeta que já iria crescer menos neste ano.
No século XX, o século do petróleo, o país que mais ganhou com guerra foi os EUA, a última guerra que deu muito dinheiro para eles foi a guerra do Iraque.
Ouça o comentário do articulista logo abaixo
Leia: caças israelenses bombardearam Teerã
Donald Trump, antes de se eleger pela segunda vez, dizia que se fosse presidente, a guerra russa e Ucrânia não teria ocorrido.
Ele disse que iria acabar com ela num passe de mágica, e iria transformar a Gaza num grande resort. Faz quase seis meses que ele assumiu, e as guerras não acabam, nem ficam poucas.
Enquanto os EUA ficavam ricos com as guerras, a China cresceu sem se meter em guerras.
Trump quer fazer os EUA grande de novo, com tarifas sem sair de guerras. A China só ganha com tudo isso. O Irã que vive a disputa com Israel é da turma dos BRICS, que inclui China, Rússia e Brasil.
Essa nova guerra, que ele disse que poderá entrar, desagrada a turma mais radical de Trump, mexe com o mundo do petróleo, não fortalece o dólar como no passado, só atrapalha.
Fazer guerras não dá mais lucro como no passado. As guerras do lucro não disparam mísseis.


