O fundador da empresa chinesa Wang Chuanfu, confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção
Por Misto Brasil – DF
Foi inaugurada oficialmente hoje (09) a linha de montagem final de veículos BYD é do Brasil em Camaçari, na Bahia.
Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica emprega mais de 1,5 mil colaboradores.
Durante reunião com o presidente Lula da Silva, o fundador da empresa chinesa Wang Chuanfu, confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano.
Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.
Wang Chuanfu, lembrou que há dois anos em uma visita ao Brasil, “percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país”.
Com a nova projeção anunciada pelo fundador da empresa, a meta é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.
Funcionando desde julho, a planta vem, nas últimas semanas, escalonando a velocidade de produção. Durante o evento já foi possível ver milhares de veículos produzidos na unidade baiana.
Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas.
Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado.
No acumulado do ano, a greentech responde por quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país (76,36%) e por mais de 1 em cada 4 híbridos (27,42%).
Em agosto, a BYD alcançou a quarta posição no ranking de vendas do varejo, superando montadoras com décadas de atuação no país.


