Zucco leva vantagem sobre o seu principal adversário quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Veja os números do Senado
Por Misto Brasil – DF
O deputado federal Luciano Zuuco (PL) e o deputado estadual Edegar Pretto (PT) são os dois principais candidatos que podem assumir, o Palácio Piratini após as eleições de outubro de 2026.
É o que mostra uma pesquisa divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasmarket sobre a preferência atual do eleitorado gaúcho para as eleições majoritárias. Veja os gráficos abaixo
Zucco leva vantagem sobre o seu principal adversário quando os nomes dos candidatos são apresentados (pesquisa estimulada) ao eleitor.
Veja a íntegra da pesquisa realizada no Rio Grande do Sul
Quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados — Zucco aparece com 29,3% das intenções de voto, abrindo vantagem sobre o segundo colocado, que soma 17,0%.
A diferença entre os dois supera a margem de erro da pesquisa, de 2,3 pontos percentuais.
Na sequência, surgem Juliana Brizola (PDT), com 11,0%, e o vice-governador Gabriel Souza (MDB), com 6,0%. Os demais nomes testados aparecem com percentuais mais baixos: Covatti Filho (3,0%), Marcelo Maranata (1,5%) e Ernani Polo (0,8%).
Chama atenção o contingente de eleitores que não souberam ou preferiram não responder (25,8%), além dos votos brancos ou nulos (5,6%).
Para o Senado – segundo a pesquisa realizada em 99 municípios e com 1.800 entrevistados nos dias 16, 27 e 29 de dezembro – dois candidatos estão empatados tecnicamente.
O atual governador, Eduardo Leite (PSD) aparece com ligeira vantagem sobre o deputado federal Marcel van Haten (PL). Se as eleições fossem hoje, os dois estariam virtualmente eleitos para as duas vagas.
O volume de indecisos é relevante. A série histórica apresentada pela pesquisa indica um movimento típico de aproximação do ano eleitoral: a redução gradual de brancos, nulos e indecisos, com migração preferencial para os polos ideológicos mais nítidos.




