Nova pesquisa, desta vez da Transparência Internacional, indica que o brasileiro está impressionado, mas ainda consegue ser feliz
Por Genésio Araújo Júnior – DF
Esqueci uma vistosa garrafa Stanley, de cor branca, na mesa de uma padaria. Meia hora depois voltei ao local. Imaginei perdida.
Estava ela lá, feliz, disse para mim mesmo. Ainda dizem que no Brasil só tem ladrão.
Ontem foi divulgada a pesquisa anual da ONG Transparência Internacional, Índice de Percepção da Corrupção, apontando que sim, somos o país da corrupção.
Ouça o comentário do articulista logo abaixo
Veja o relatório da Percepção da Corrupção na totalidade
Nem na época da Lava Jato se percebia isso.
A pesquisa mostrava que sobrava para todos os poderes, Executivo com o roubo do INSS, o caso Master que se associava ao Judiciário e o Legislativo, com o desvio das emendas parlamentares.
O chefe da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, disse que saiu pesquisa da OCDE, o chamado Clube dos Ricos, apontando que a confiança nas instituições no Brasil, entre 2022 e 2025, teve o maior crescimento na América Latina e Caribe.
Mundialmente a corrupção cresceu nos países ricos, até onde era imperceptível.
Achei estranho hoje as pessoas acharem o Brasil mais corrupto que na época da Lava Jato. O brasileiro é um bicho impressionante, consegue ser feliz mesmo achando que todos lhe roubam.

























