Com o desempenho de dezembro, o setor está 0,4% abaixo do maior nível registrado, em novembro de 2025, e 19,6% acima do patamar pré-pandemia de Covid-19
Por Bruno de Freitas Moura – RJ
O setor de serviços ─ que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação ─ fechou 2025 com crescimento de 2,8%, apesar do recuo de 0,4% na passagem de novembro para dezembro.
O resultado representa o quinto ano seguido de alta.![]()
![]()
O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro.
Com o desempenho de dezembro, o setor está 0,4% abaixo do maior nível já registrado, em novembro de 2025, e 19,6% acima do patamar pré-pandemia de Covid-19 (fevereiro de 2020).
A pesquisa do IBGE apura dados sobre 166 tipos de serviços. A média móvel trimestral, que aponta a tendência mais recente de comportamento do setor, teve variação nula (0%) na comparação com o período de três meses terminados em novembro.
O ano de 2025 foi predominantemente marcado por resultados positivos na comparação entre meses seguidos. Apenas janeiro (-0,3%) e dezembro ficaram no terreno negativo.
O saldo do ano passado teve o menor desempenho dos cinco anos seguidos de expansão nos serviços:
























