Viena troca estacionamentos por áreas verdes

Áustria Viena turismo Misto Brasil
Detalhe de parte da cidade de Viena, capital da Áustria/Arquivo;Divulgação
Compartilhe:

Mais de 350 projetos têm como foco a conversão de asfalto em espaços públicos e parques, Não há estacionamento gratuito

Por Misto Brasil – DF

Procurar vaga para estacionar em uma grande cidade é tarefa que pode levar muito tempo. Os moradores de Los Angeles, por exemplo, gastam mais de 80 horas por ano procurando onde parar o carro.

A situação não é muito melhor em Londres, Paris, Frankfurt e outras áreas metropolitanas, como em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro.

Embora os estacionamentos possam parecer pequenos quando vistos individualmente, eles desempenham um papel fundamental na configuração da paisagem urbana.

A maioria das cidades americanas dedica pelo menos 25% de sua área edificável a eles; algumas, até mais.

Esse uso do solo não apenas molda a aparência de uma cidade, como também leva à cobertura de grandes áreas urbanas com asfalto, que absorve muito calor.

Assim, as cidades ficam mais quentes no verão. Superfícies impermeabilizadas impedem a infiltração da água no solo, aumentando o risco de inundação durante chuvas fortes.

Por isso, muitas municipalidades estão questionando quanto espaço desejam destinar ao estacionamento de carros no futuro.

Viena também é conhecida pelo trânsito congestionado e pela frustrante busca por vagas de estacionamento.

A capital austríaca, Viena, está lidando com o problema de uma maneira bastante incomum: em vez de criar novas vagas, está removendo cada vez mais.

Em primeiro lugar, o concreto será desmontado e transformado em espaços verdes refrescantes. Em segundo lugar, espera-se que isso incentive mais pessoas a optarem por meios de transporte alternativos.

Mais de 350 projetos têm como foco a conversão de asfalto em espaços públicos e parques. Mesmo em uma praça central e bem conhecida, a Neuer Markt, muitas vagas de estacionamento foram retiradas.

Essa praça fica próxima a diversas atrações turísticas populares. Antes, ela tinha espaço para muitos carros. Agora, a praça é uma área só para pedestres, com árvores e bancos.

Uma das principais artérias viárias de Viena também foi transformada em uma rua para bicicletas: 140 vagas de estacionamento deram lugar a canteiros com plantas e 1,3 quilômetro de ciclovias.

As medidas de requalificação urbana também abriram caminho para os chamados “oásis da vizinhança”. Nesses projetos, os moradores podem solicitar às administrações distritais a conversão de vagas para carros individuais.

Essas vagas são então transformadas em jardins comunitários, áreas de piquenique ou parques infantis.

Outra mudança: não existem mais vagas de estacionamento gratuitas em Viena. Em 2022, foi implementado um sistema de gestão de estacionamento em toda a cidade, e desde então todas as vagas de estacionamento na rua são pagas.

Não residentes só podem estacionar por um total de duas horas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas