Pautas polêmica na CPI do Crime Organizado e na CPMI do INSS

Alexandre de Moraes e Viviane Barci casados Misto Brasil
Alexandre de Moraes e Viviane Barci durante evento na justiça eleitoral/Arquivo/Antonio Augusto/Secom/TSE
Compartilhe:

Há requerimentos na CPI para ouvir a advogada Viviane Barci de Moraes, que vem a ser a esposa do ministro do STF, Alexandre de Moraes

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado do Senado deve analisar na quarta-feira (25) convites aos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

É para esclarecimentos sobre possíveis ligações com o caso do Banco Master. A comissão de inquérito tem pauta extensa de requerimentos.

Incluem a quebra de sigilo do Master e os pedidos de convocação – de presença obrigatória – de sócios e executivos do banco: Daniel Vorcaro, dono da instituição; Augusto Ferreira Lima, conhecido como Guga Lima; e Ângelo Antônio Ribeiro da Silva.

A pauta, segundo a CNN Brasil, também inclui pedidos que miram familiares de Moraes e de Toffoli.

A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa de Moraes, é alvo de solicitações de convite e de convocação. A intenção dos parlamentares é tratar do contrato milionário do Master com o escritório de advocacia de Viviane.

A divulgação da existência do contrato voltou a repercutir na última semana após uma operação da Polícia Federal identificar vazamentos, que teriam sido feitos por servidores da Receita Federal, sobre dados de familiares de integrantes do STF.

Na sexta-feira (20) foi divulgado que Viviane foi internada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde passou por procedimento para colocação de stents nas artérias.

A advogada, de 56 anos, descobriu um entupimento durante exames de rotina. Ela ficou hospitalizada na capital paulista na primeira semana do mês. O stent é um pequeno tubo metálico usado para desobstruir artérias em casos de problemas cardíacos.

Na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS cancelou o depoimento de Daniel Vorcaro previsto para segunda-feira (23) e convocou Ingrid Pikinskeni Morais Santos para prestar depoimento no mesmo dia. A reunião está marcada para as 16 horas, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Ingrid é ligada à Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), entidade apontada como beneficiária de mais de R$ 100 milhões provenientes de descontos indevidos em benefícios previdenciários.

Segundo os requerimentos de convocação, Ingrid é esposa e sócia de Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado como operador e assessor do presidente da Conafer. Ela pode ter recebido recursos de origem ilícita repassados por ele, com possível atuação na ocultação patrimonial, anotou a Agência Câmara de Notícias.

De acordo com os requerimentos, o nome de Ingrid aparece em operações financeiras de alto valor e sem justificativa econômica lícita. Ela e o marido também são suspeitos de comprar e vender carros de luxo para lavar recursos obtidos com as fraudes.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas