O advogado de defesa do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, cujo julgamento ocorre em Nova Iorque, declarou que o seu cliente é vítima de uma vasta conspiração do “verdadeiro líder” do cartel de Sinaloa, Ismael “El Mayo” Zambada, que subornou todo o governo mexicano, incluindo o presidente Enrique Peña Nieto e o seu antecessor, Felipe Calderón.
Os dois governantes desmentiram prontamente a acusação ouvida no tribunal de Brooklyn onde “El Chapo”, o “traficante mais poderoso”, como definiu os Estados Unidos em 2003.
O traficante enfrenta 17 acusações de conspiração para transportar para os EUA mais de 200 toneladas de cocaína, ao longo de quase três décadas, como líder do cartel de Sinaloa, classificado pelos procuradores norte-americanos como a maior organização de narcotráfico do mundo”.
Perante estas acusações, que podem acarretar uma condenação de prisão perpétua, o advogado de “El Chapo” quer provar que o seu cliente, de 61 anos, é uma vítima. O verdadeiro bandido da história, na sua versão, é o seu sócio, Zambada, de 70 anos, que é também acusado mas continua a monte – há uma recompensa de cinco milhões de dólares pela sua captura, sublinhou o advogado. (Do Público)