Milhares participam de novos protestos em Hong Kong

Compartilhe:

Dezenas de milhares de manifestantes saíram à rua este domingo em Hong Kong, para mais um protesto contra a lei da extradição e pela garantia das liberdades que dizem estar em causa.

A marcha começou em Vitória e vai terminar no parque infantil de Southorn, em Wan Chai, em vez de no local previsto, um tribunal do distrito Central. O percurso foi reduzido por questões de segurança, tal como exigiu a polícia, e depois de a organização do protesto, a Frente Cívica de Direitos Humanos, ter perdido um recurso.

A Frente, que integra 15 organizações não-governamentais e movimentos políticos, organizou duas marchas pacíficas maciças, a 9 e a 16 de Junho, que juntaram cerca de um milhão e de dois milhões de pessoas, respectivamente, de acordo com os organizadores. Apesar das manifestações serem maioritariamente pacíficas, manifestantes e polícia confrontaram-se nas ruas da antiga colónia britânica.

Dois dos protestos, a 12 de Junho e a 1 de Julho, foram marcados por violentos confrontos entre manifestantes e a polícia, que usou balas de borracha e gás lacrimogéneo. A 1 de Julho, os manifestantes invadiram o Conselho Legislativo (parlamento).

A contestação nas ruas, iniciada contra um projecto de alteração, entretanto suspenso, à lei da extradição, generalizou-se e denuncia agora o que os manifestantes afirmam ser uma “erosão das liberdades” no território.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas