A Base Aérea de Brasília vai produzir sua própria energia elétrica através de uma mini usina de energia solar. O projeto que vai custar R$ 5 milhões vai produzir o equivalente a 1.741,54 megawatts por ano (MWh/ano).
O convênio da Força Aérea Brasileira (FAB) com a Companhia Energética de Brasília (CEB) será assinado nesta quinta-feira (09). É o segundo grande programa de produção de energia limpa que será instalado no Distrito Federal. O primeiro foi uma usina de células fotovoltaicas instalada na cidade de São Sebastião.
O investimento será a fundo perdido e R$ 4 milhões vem do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) e o restante de contrapartida da Força Aérea.
O diretor de Regulação da CEB, Wanderson Silva de Menezes, observou que as despesas com energia elétrica são um dos principais itens de custeio em várias instituições públicas e parte considerável desses gastos poderia ser evitada com as ações de eficiência energética. “Por isso é importante que cada vez mais projetos como esse sejam desenvolvidos e que com a economia gerada, os órgãos possam destinar os recursos para outros fins”.