OMS decide nesta quinta se coronavírus é emergência global

China coronavírus
Autoridades chineses temem agora as infecções vindas do exterior/Arquivo
Compartilhe:

Governos estrangeiros retiraram seus cidadãos do epicentro do surto do coronavírus na China nesta quarta-feira, enquanto o número de mortos pela doença saltou para 133 e a Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou “grave preocupação” sobre a contaminação de pessoa para pessoa em três outros países.

A OMS afirmou que seu Comitê de Emergência se reuniria novamente a portas fechadas na quinta-feira (30) para decidir se a rápida propagação do novo vírus a partir da China constitui agora uma emergência global.

O Brasil tem até agora 9 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, que já matou 133 pessoas na China, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde, que reiterou a orientação para que brasileiros evitem viajar para o país asiático, ao mesmo tempo que informou que não haverá bloqueio de pessoas que vêm do território chinês.

Os pacientes enquadrados como casos suspeitos estão em São Paulo (3), Santa Catarina (2) e Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará (1 cada). Além disso, o país também registra 33 notificações de possíveis casos.

“Não vai haver bloqueio de pessoas que vêm da China. Nós estamos orientando aos brasileiros não irem para China e o governo de lá também está fazendo a mesma recomendação em relação às viagens”, disse o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, em entrevista coletiva em Brasília.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas