O Distrito Federal não vai entrar no clima das eleições municipais, mais no seu entorno e no restante do país a campanha oficial começa nesta terça-feira. O candidato a prefeito, a vice-prefeito e a vereador poderá pedir o voto (cada vez mais difícil) até o dia primeiro de outubro, quando termina o primeiro turno.
Antes disso, as candidaturas terão que ser registradas até as 19 horas desta segunda.
A campanha deste ano tem um componente importante. As doações teoricamente foram reduzidas e a Justiça Eleitoral criou o Núcleo de Inteligência para atuar em indícios de crimes eleitorais, como o financiamento.
A propaganda paga na internet está proibida. Portanto, as redes sociais não podem entrar na conta da sensibilização política com dinheiro. Assim como nos veículos tradicionais, está vetada a compra de espaço em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram.
O candidato pode se apresentar como figura pública e utilizar o site e/ou o blog para falar de sua trajetória e temas relevantes para a população
Serão 46 dias possíveis para o uso de carros de som, altos-falantes, jingles e material gráfico, como os conhecidos santinhos. Também é permitido promover caminhadas, passeatas, carreatas e comícios.