A Esplanada dos Ministérios volta a ser fechada por ordem do governador Ibaneis Rocha (MDB). Desta vez o fechamento vale para esta terça-feira (16) à tarde e amanhã (17) até às 23h59. A decisão ocorre diante de informações de atos considerados terroristas programados contra a Cúria Metropolitana de Brasília. Última atualização às 13h27
O decreto (veja logo abaixo) foi publicado há pouco no Diário Oficial do Distrito federal. O decreto afirma que o fechamento é também em razão de ameaças declaradas por “alguns manifestantes aos Poderes constituídos”.
Operação desta manhã da Polícia Federal contra supostos financiadores de bolsonaristas – #COMPARTILHE o Misto Brasília
Um dos alvos dos ataques seria o bispo dom Marcony Vinícius Ferreira, que faz parte da liderança da Igreja Católica no Brasil. Marcony seria próximo do governador Ibaneis.
A informação é que o serviço de inteligência da polícia identificou essas ameaças e por medida de precaução, o fechamento foi determinado. A medida já está valendo.
Essas ameaças teriam partido do 300 de Brasília, grupo radical de extrema direita que apoia o governo do presidente Jair Bolsonaro. No sábado à noite, o mesmo grupo atirou fogos de artifício contra o prédio do Supremo Tribunal Federal. Na tarde de sábado, investiu sobre a plataforma do Congresso Nacional.