Em meio às mudanças na cúpula da Secretaria da Educação, recomeçam hoje (22) as aulas na rede pública do Distrito Federal. Até que sejam tomadas as presenças dos alunos, nesta semana será o que os educadores chamam de “acolhimento”, quando estarão sendo sanadas as dúvidas que pairam para alunos e os pais.
A retomada efetiva, mas ainda com recursos de televisão e internet, será feito a partir do dia 29 com o registro de presença. E hoje também será lançada a página do Escola em Casa DF, abrigada no site da Casa, para ajudar a esclarecer dúvidas dos estudantes e seus familiares.
De acordo com a secretaria, o acolhimento servirá para os estudantes se ambientarem à novidade, tirarem duvidas e escolham uma das três opções mediadas ofertadas: pela Internet, por meio da plataforma Google Sala de Aula; pela TV, com as teleaulas; ou conteúdos impressos distribuídos pelas escolas. Seja qual for a escolha, os conteúdos das aulas serão ministrados no mesmo ritmo, obedecendo a uma agenda única.
“O acolhimento é informação. As escolas devem organizar suas rotinas. Cada unidade deve ter uma dinâmica própria, mas é importante que os professores estabeleçam contato com seus estudantes, dentro do horário ou periodicidade estabelecida pela escola”, explica o coordenador do Escola em Casa DF, David Nogueira.