Robô vai agilizar atendimento na Promotoria do Consumidor do DF

Comércio DF
Comércio está mais otimista com as vendas para o Dia dos Pais, segundo uma pesquisa/Arquivo

A partir desta sexta-feira (11) começa a operar um sistema de monitoramento capaz agilizar a solução de conflitos no âmbito da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. A tecnologia chamada de Robô do Consumidor, o Robocon, já foi testado em 50 mil processos. Em pleno funcionamento, a ferramenta irá analisar de 400 a 500 mil reclamações por ano. Assista logo abaixo o vídeo com as explicações do funcionamento do robô.

O objetivo é fornecer à Prodecon, de acordo com a assessoria do órgão, subsídios para atuar de forma coletiva no ajustamento de conduta, o ajuizamento de ações e outras medidas. “A ferramenta de inteligência artificial possibilita uma atuação mais rápida e eficaz na defesa dos direitos envolvidos”, explicou a promotora de Justiça Juliana Poggiali.

As demandas analisadas pelo robô são organizadas por temas, como planos de saúde, telefonia etc. A cada demanda é atribuída uma tese, que é a possível infração cometida. Por exemplo, reajuste abusivo ou quebra unilateral de contrato sem aviso prévio. As informações permitem a criação de dossiês, que poderão mostrar o descumprimento de termos de condutas ou de decisões judiciais.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas