O governo da França declarou nesta quarta-feira (14) um novo estado de emergência de saúde pública por causa da Covid-19 e a imposição de um toque de recolher entre 21h e 6h em nove cidades francesas a partir de 17 de outubro, com previsão de multa de até 135 euros (R$ 880) para quem desrespeitar a medida.
As cidades que vão ficar sob toque de recolher são: Paris (incluindo Ile-de-France, a região metropolitana), Rouen, Lille, Saint-Etienne, Lyon, Grenoble, Montpellier, Marselha e Toulouse. O presidente Emmanuel Macron disse na TV que as medidas devem durar quatro semanas, mas que ele pretende pedir ao Parlamento que o toque de recolher permaneça em vigor até 1º de dezembro, ou seja, por seis semanas.
A Alemanha vai introduzir medidas mais duras para desestimular aglomerações e reforçar o uso de máscaras com o objetivo de frear o aumento nas infecções por coronavírus, anunciou a chanceler federal Angela Merkel hoje, após negociações com os governadores dos 16 estados federais do país.
As medidas incluem impor limites para aglomerações, bem como o uso obrigatório de máscara em locais de grande circulação quando as novas infecções em uma área chegarem a 35 por 100.000 habitantes em sete dias. O limite anterior era de 50 por 100.000, informou a DW.