Bolsonaro faz acordo e Republicamos passa a comandar a Conab

Conab sede Misto Brasil
A Conab é um órgão federal que abriu concurso público para nível médio e superior/Arquivo/Unacam
Compartilhe:

Depois de apenas oito meses no cargo, o agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho deixou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na sexta-feira, conforme resolução do conselho de administração da estatal, e será substituído por Samuel de Miranda Melo Junior.

O ex-secretário de Agricultura de São Paulo Xico Graziano comentou a mudança na direção da Conab em postagem no Twitter, dizendo que a estatal perde um “expert”, e que o novo presidente foi uma indicação do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). O parlamentar é o atual vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Nos bastidores, trava-se uma batalha entre o  grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o governo, que quer encontrar uma alternativa para derrotar democrata. A execução de um plano B enfrenta dificuldades, uma vez que não há consenso sobre quem seria o eventual adversário de Maia.  Caso não dispute a reeleição, Maia pode apoiar a candidatura de nomes como Baleia Rossi (MDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Marcos Pereira (Republicanos-SP) ou Luciano Bivar (PSL-PE), segundo a Folha de São Paulo.

A movimentação de alguns partidos de centro-esquerda ao manifesto do bloco chamou a atenção de Maia, segundo publicou o Correio Braziliense. O apoio dessas siglas é primordial para que o democrata consiga maioria contra o candidato do governo. Contra essa investida, o parlamentar tem trabalhado para viabilizar a candidatura de outros deputados, como Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA), Marcelo Ramos (PL-BA) e Fábio Trad (PSD-MS).

“Bolsonaro alimenta o mecanismo. Repete o que mais criticava”, acusou Graziano. O Republicanos, um dos partidos do centrão, é hoje uma das principais siglas da base do governo Bolsonaro no Congresso. Procurados por email neste domingo, o Ministério da Agricultura e a Conab não comentaram o assunto imediatamente, informou a Reuters.

Segundo as resoluções publicadas na última sexta-feira no site da Conab, Bastos foi destituído do cargo a pedido. Ele assumiu em fevereiro a presidência da Conab e esteve à frente de uma revisão de dados do balanço de oferta e demanda de soja da Conab, um trabalho que vinha sendo realizado com outros produtos.

A saída de executivo, agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa e com mestrados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e na University of Maryland (EUA), além de atuação anterior no setor privado, foi criticada no meio do agronegócio.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas