O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou as duas fábricas da União Química S/A instaladas no Distrito Federal. Em uma das unidades, a empresa produz a vacina Sputnik V contra o coronavírus (Covid-19). O imunizante é feito em parceria com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) e seu uso ainda depende do aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina Sputnik V é produzida na unidade Bthek Biotecnologia, instalada no Polo JK, em Santa Maria. A fábrica, que pertence ao grupo União Química, produz o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina em parceria com os russos.
No momento, a produção da vacina está em fase de testes. A estimativa de produção mensal, quando aprovada para uso emergencial, é de oito milhões de doses por mês, a partir de março ou abril.
“Estamos tratando junto à Anvisa os requisitos para o registro definitivo da Sputnik V no Brasil, aguardando a aprovação da fase 3 para começar de imediato. Assim que aprovada, a gente passa a ter o registro e a produzir Sputnik V para atender ao mercado brasileiro e da América Latina”, explica Fernando de Castro Marques, presidente do grupo União Química. Ainda segundo o presidente da União Química, a Rússia disponibilizou dez milhões de vacinas para envio ao Brasil ainda no primeiro trimestre, informou a Agência Brasília.