Continua indecisão sobre repatriação de brasileiros de Portugal

Itamaraty Misto Brasília
O Itamaraty é responsável pela política de relações internacionais do Brasil/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Depois de ter prolongado a suspensão dos voos até pelo menos até 01 de março, o governo português está agora a ponderar uma operação de repatriamentode portugueses não residentes no Brasil que querem regressar a Portugal.

Fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) afirmou ao Público que os serviços consulares portugueses no Brasil “estão a recolher a informação indispensável para verificar as situações de emergência sofridas por nacionais portugueses não residentes nesse país, as quais justifiquem a realização de voo humanitário”.

O site português questionou o governo sobre as situações que envolvem cidadãos brasileiros com residência em Portugal, mas não obteve resposta até ao momento. Já o Consulado do Brasil em Portugal diz, em comunicado, que não está previsto voo de repatriação no sentido inverso e aconselha os cidadãos brasileiros a procurarem rotas alternativas.

A mesma fonte do MNE refere que o despacho de suspensão também permite, “naturalmente, a realização de voos de repatriamento de cidadãos brasileiros que se encontrem em Portugal”, mas que essa não é uma competência do governo português. A suspensão de voos entre Portugal e o Brasil por causa da nova variante de Covid-19 entrou em vigor a 29 de Janeiro e duraria até 14 de Fevereiro mas foi prolongada até março. O mesmo aconteceu com as viagens aéreas entre Portugal e o Reino Unido.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas