O Distrito Federal está na 12a. posição no ranking de isolamento social, com 34,96%, mesmo com o novo decreto do governo que limita o trânsito de pessoas entre 22 horas e 5 horas da manhã em vigor há uma semana. O acompanhamento é feito pelo Instituto Inloco, que criou um aplicativo para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19.
O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento. No DF, o índice anotado ontem (11) não difere do registrado há um ano, quando a pandemia dava os primeiros sinais de agressividade de contaminação e mortalidade. No dia 22 de março do ano passado, foi registrado o melhor índice de isolamento, com 65,6%. O acompanhamento é feito com base nas informações das operadoras de celulares.
A tragédia da peste e a tragédia do mimimi
No início de abril de 2020, uma pesquisa dava conta que o isolamento social como ferramenta de combate à disseminação do coronavírus – duramente criticado pelo presidente Jair Bolsonaro – tinha apoio de 76% da população.
O estado com melhor isolamento é o Ceará, com 46,86%, que também decretou restrições mais rigorosas. Entretanto, o índice é abaixo do ideal considerado para que o isolamento possa fazer algum efeito na redução da transmissão do vírus. O ideal é que este percentual seja sempre acima de 50%.