Metroviários do DF ameaçam greve na próxima sexta-feira

Metrô DF locomotiva Misto Brasília
Novas formas de pagamento das tarifas começam a funcionar no Metrô/Arquivo
Compartilhe:

O Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal avisou hoje (12) que a categoria pode entrar em greve na próxima sexta-feira (16). O indicativo partiu de uma assembleia geral dos funcionários realizada na noite passada. Os trabalhadores do Metrô-DF têm como principal reclamação o corte do auxílio alimentação “em plena pandemia”, e anunciada no início desse mês. Veja nota do Metro-DF logo abaixo.

A categoria também reclama que direitos considerados “históricos” serão cortados, já que terminou a vigência do acordo coletivo de trabalho e “diante da negativa da empresa em fechar uma negociação que mantenha nossos direitos, não teremos outra alternativa a não ser a greve. Em 2019, os metroviários pararam por 77 dias.

Numa postagem na sua página no Faceboook, o SindMetrô, afirma que “estamos vivendo um momento tão difícil por conta da pandemia e gostaríamos muito de resolver sem conflito. Infelizmente nós metroviários estamos mais uma vez passando por tamanhas dificuldades para conseguir manter nossos direitos históricos. Não se trata de aumento, unicamente a manutenção do Acordo coletivo de trabalho”.

Nota à Imprensa

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), até o momento, não recebeu nenhuma comunicação oficial do SindMetrô-DF sobre uma provável paralisação dos empregados na próxima sexta-feira (16).A Companhia lamenta que o SindMetrô-DF não tenha aceitado nenhuma das propostas apresentadas pela Empresa, principalmente em relação à questões como a quebra de caixa, onde auditoria apontou desproporcionalidade nos valores pagos aos agentes de estação – cerca de R$ 6 milhões nos últimos cinco anos.

Outro item solicitado pelo SindMetrô-DF está a manutenção do privilégio do 13° pagamento do auxílio alimentação, no valor de R$ 1.275,00 , atual valor mensal do benefício pago aos funcionários. O 13° do auxílio alimentação foi considerado ilegal pela auditoria, pois contraria as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.

Dessa forma, na última sexta-feira (09), após reunião com o Metrô-DF, o SindMetrô-DF comunicou à Justiça do Trabalho que não se chegou a nenhum acordo em função de sua recusa às propostas apresentadas pela Companhia.

A Empresa ressalta que a ameaça ao cidadão de uma possível paralisação não visa garantir direitos à categoria, uma vez que todos os benefícios solicitados e legalmente amparados foram concedidos na proposta apresentada.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas