Definidos nesta manhã os três principais nomes que irão comandar a CPI da Covid no Senado Federal. Não houve surpresa nestas indicações, mas mostra um relativo equilíbrio na comissão de investigação que pode começar a trabalhar já na próxima semana. Atualizado às 14h30
O presidente será o senador Omar Aziz (PSD-AM), cujo partido faz parte da base governista, mas o parlamentar tem um papel de mais independência. A vice-presidência será exercida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos mais ácidos críticos do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
A relatoria caberá ao veterano senador Renan Calheiros (MDB-AL), que emerge numa situação que pode colocar em xeque as atividades do governo no combate à pandemia. A CPI vai investigar o Ministério da Saúde, a destinação de recursos do governo federal aos estados e municípios e também o comportamento do presidente, que tem sido acusado de genocida pela morte de milhares de pessoas associadas à peste.
Agora à tarde, o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou à Imprensa que a eleição da presidência e da vice-presidência da CPI deve ser realizada entre a quinta-feira (22) e terça-feira (27). Após a escolha, o presidente escolhe o relator, que até agora deve ser Renan Calheiros.